HOME 

POR MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS, PROJETOS PARLAMENTARES E AÇÕES JUDICIAIS DE PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET E AÇÕES FAMILIARES.

“É fundamental que mães, pais, outros responsáveis e cuidadores acompanhem bem de perto as atividades das crianças e dos adolescentes na internet. Responsabilidade colossal também têm os governos federal, estaduais e municipais, bem como os juristas de fornecerem bons projetos e material educativos para esses jovens”, afirma a psicoterapeuta e Educadora Parental Graça Gomes.

“Colocar uma criança e adolescente num ambiente virtual sem supervisão parental é como colocar uma criança num carro a 180 km por hora, sem cinto de segurança. Eles estão correndo risco, porque está entrando num mundo no qual eles não tem os mecanismos nem o arcabouço psíquico necessário para se proteger se não forem bem orientados’, complementa

A educadora parental lembra que existem aplicativos que podem controlar o uso do celular e o conteúdo acessado pelas crianças. “O ideal é que elas não tenham redes sociais, mas se tiverem, o perfil deve ser sempre privado. E sabe aquele conselho de vó, de não conversar com desconhecidos? É muito bem-vindo”, sugere a educadora e psicoterapeuta Graça Gomes. Mas o bom senso tem que prevalecer. Crianças e Adolescentes precisam de corpo em movimento e trocas sociais. E pais e responsáveis, a consciência que a vida acontece fora das telas. Conversar, dialogar, escutar, abraçar, ainda são ferramentas atuais que nos levam a conhecer as emoções e encorajarmos nossos filhos para conversar tudo que traga desconforto para eles; tanto na vida real e no mundo virtual. Na sua casa, mantenha relações afetivas e saudáveis. Seus filhos serão adultos seguros e com autoestima elevada e terão, na família, confianca para conversar tudo que os incomodam.

Fica a dica!

@gracagomeseducadora_

e-mail: gracagomes68@icloud.com

Related posts

Leave a Comment